top of page
Em busca de uma escola sustentável...

  A educação para o desenvolvimento sustentável vai muito além da educação ambiental e das aulas de ciências. Incorporar os princípios da educação para o desenvolvimento sustentável é condicionar a prática pedagógica a uma concreta aplicação destes fundamentos, em todas as áreas de estudo, assim, a sala de aula e todas as suas disciplinas integra o meio que a envolve incorporando também a vida dinâmica e própria dos alunos. A fim de despertar e disseminar valores e mudanças de atitudes com base em princípios éticos capazes de enfrentar o desafio de trilhar um caminho rumo a uma sociedade sustentável.

HORTA

SAM_5575.JPG

  São vinte canteiros, um para cada turma. Os próprios alunos são responsáveis pela rega, limpeza, adubação, plantio, colheita e consumo. As regas acontecem a partir da captação da água das chuvas (cisterna), a adubação acontece a partir dos 3 tipos de composteiras da escola (tradicional, minhocário e acelerada). O plantio acontece através do viveiro de mudas. Os canteiros foram montados com a utilização de mais 1000 garrafas pets arrecadadas junto à comunidade pelos alunos.

Momento educativo:

  • Tipos de solo, clima e estações do ano,  (ciências), tempo de germinação, calendário,de plantio, volume de água,  (matemática), origens de cada espécie, regionalização de culturas agrícolas, tipos de plantações ao longo da historia, tipos de irrigações ao longo da historia (geografia e história), escrita dos nomes das espécies (língua portuguesa), distanciamento entre mudas e tamanho do canteiro (geometria).

Compostagem

composteira.jpg

  São compoteiras, sendo algumas pequenas construídas com pneus aro 45 utilizadas para a compostagem das folhas que caem das árvores. Os pneus foram arrecadados junto à comunidade local.

  Momento educativo:

  • Tempo de decomposição, volume inicial e volume final (matemática), produção de texto instrucional de como montar a composteira (língua portuguesa). Utilização de pneus (ciências).

lago de carpas

Lago.JPG

  O lago possui comprimento de 5 m, largura de 2,5 me uma profundidade de 0,50 m. As carpas são alimentadas pelos próprios alunos  em esquema de revezamento.

Momento educativo:

  • Medidas de largura, altura e comprimento, volume (matemática), origens dos peixes (ciências e geografia), escrita dos nomes dos peixes (língua portuguesa).

aquaponário

DSC_0384 copy.jpg

Temos um total de 9 caixas, preenchidas totalmente com argila expandida.

Momento educativo:

  • Germinação das plantas sem terra (ciências).

Meliponário

meliponário 1.jpg

  São três caixas de abelhas Jatai – sem ferrão. Uma das caixas fica vazia para que os alunos possam entender como funciona. Esporadicamente as caixas são abertas para que os alunos visualizem a colmeia.  Os enxames foram tirados do próprio muro da escola.

Momento educativo:

  • Formação social das abelhas, tipo de casas (geografia e história), polinização (ciências), escrita dos nomes das flores, histórias sobre abelha (língua portuguesa), formato e tamanho da colmeia (matemática).

cisterna

  São 3.500 litros de água de chuva armazenados e divididos em duas caixas. Uma no pátio para que os alunos a visualizem e outra no telhado. A água é utilizada na lavagem do pátio,irrigação da horta e abastecimento do lago.Futuramente para as descargas dos banheiros dos alunos

Momento educativo:

  • Dimensões da cisterna, volume de água, (matemática), histórias infantis sobre chuva, texto, produção de texto instrucional de como montar a cisterna (língua Portuguesa)

pomar

copia pomar.jpg

 São 24 Pés de árvores frutíferas, sendo que 13 já estão em produção: Abacate, amora, ameixa,acerola, banana, café, goiaba, jabuticaba, jaca, mamão,mexerica pitanga, pêssego, romã. Outras 11 estão em fase de crescimento: Carambola, caqui,figo, lichia, laranja, maça, nectarina, ponkan, pera, seriguela.

Momento educativo:

  • Nome das frutas, histórias sobre alimentação (Língua Portuguesa), quantidade de espécies, calendário de colheita (matemática), origem de cada fruta (história e geografia), propriedades nutritivas de cada fruta (ciências)

JARDIM SENSORIAL

 O jardim sensorial tem como objetivo estimular o desenvolvimento e percepção dos quatro sentidos do corpo humano: O olfato com os aromas das espécies, principalmente o agradável aroma das ervas e temperos. O tato, através das texturas das diversas espécies de plantas. A audição, utilizando-se sinos dos ventos, pau de chuva e queda d'água. .A visão através das formas e cores diferentes. Ao longo do jardim foi construída uma pista tátil, além de diferentes texturas feitas com pedras, areia, madeira, grama, granito, brita, onde os alunos caminham descalços e com os olhos vendados, visa estimular a consciência através da qual percebemos a movimentação espacial de nosso corpo a percepção tátil e do equilíbrio.

Momento educativo:

  • Cinco sentidos (ciências), construção de sinos dos ventos, e instrumentos musicais (artes), Leitura de livros que destacam os cheiros, sons e ritmos. (Língua Portuguesa).

CAPTAÇÃO DE CHORUME

captação_de_chorume.JPG

 No biodecompositor feito de pneus usados, existe uma torneira na parte inferior que possibilita deixar escoar o chorume (o líquido viscoso, de cor marrom escura, que se forma durante o processo de decomposição dos alimentos). O chorume orgânico também é adubo, só que em estado líquido. Deve ser misturado a água em proporção de 1 parte de chorume para 10 de água.

Momento educativo:

  • Texto instrucional sobre a captação do chorume, (Língua Portuguesa), Quantidade e tempo para extração (matemática).Chorume bom e chorume ruim (ciências e geografia ).

CAPTAÇÃO DE ÓLEO USADO

 A escola possui ponto de coleta de óleo de cozinha usado, exclusivo para as famílias dos alunos, o óleo é recolhido por cooperativa que da destinação sustentável a ele.O ciclo do óleo mostra o procedimento correto para armazenagem e descarte do óleo de cozinha usado.

Momento educativo:

  • Quantidade de óleo recolhido em litros (matemática), construção de bilhetes informativos para as famílias (língua portuguesa), prejuízos do óleo para o meio ambiente (ciências e geografia).

PISTA DE CAMINHADA

A escola possui pista de caminhada de 120 metros demarcada com78 pneus usados, dá acesso ao pomar.

Momento educativo:

  • Medição e demarcação da pista, numeração dos pneus (matemática), Consciência corporal (educação física), Construção de texto e cartazes de incentivo à caminhada (língua Portuguesa)

SALA ABERTA

Espaço de 30 mts quadrados delimitados por16 pneus de caminhão, com 32 assentos feitos com pneus. O espaço é ao ar livre com piso de terra e sombreado por arvores, seu objetivo é propiciar área alternativa para leitura.

Momento educativo:

  • Estímulo à leitura (língua portuguesa)

PARQUE

Espaço de aproximadamente 55 metros quadrados , em declive com instalação de duas canaletas de cimento, tipo tubo água, para escorrega, escada de pneus 5 tubos de cimento utilizados como túnel e quatro pneus de trator utilizados como trepa-trepa

jardim

Espaço na entrada da escola com aproximadamente 55 mts quadrados , área verde com 18 pneus que funcionam como vaso s de flores. Mantido pelas mães voluntarias da escola.

Momento educativo:

  •  Nomear as flores, escrever sobre suas características, pesquisar em sites sobre necessidades de cada espécie, construir informativos e convites às mães para participar (Língua portuguesa), Metragem do terreno, quantidade de flores, quantidade de terra (matemática)

  • Nomear as flores, escrever sobre suas características, pesquisar em sites sobre necessidades de cada espécie, construir informativos e convites às mães para participar (Língua portuguesa), Metragem do terreno, quantidade de flores, quantidade de terra (matemática).

minhocário

Utilizando 4 pneus de caminhão sobrepostos, onde são depositados folhas de arvores para compostagem e posteriormente introduzidas as minhocas, estas por sua vez efetivam a decomposição da matéria orgânica e produzem o húmus, que é utilizado na adubação da horta. Neste processo o chorume é desprezado, pois inibe a atuação das minhocas.

Momento educativo:

  • Texto instrucional sobre como criar minhocas e para que servem (língua portuguesa), quantidade de minhocas para cada espaço, tempo de compostagem (matemática), solo sem minhocas e com minhocas (ciências).

bottom of page